CARIMBO DE PEDRA CHINÊS

CARIMBO DE PEDRA CHINÊS

Uma sentença freqüentemente ouvida no dia-a-dia de um chinês é “por favor, assine o seu nome e coloque o seu carimbo nele”. Você precisa do carimbo com seu nome para retirar dinheiro no banco, para retirar uma carta registrada no correio, para legalizar um contrato, e para acusar o recebimento de documentos oficiais. Na China, desde a antigüidade até o presente, de negócios governamentais oficiais a assuntos particulares, não importando a importância e a trivialidade, o seu carimbo fixa o seu crédito e sua promessa. Após assinar o seu nome, o seu carimbo ainda é necessário para que um documento tenha validade legal. Os carimbos com nomes também são companheiros constantes de calígrafos e pintores chineses. Artistas seguem o costume de carimbar suas obras com seus carimbos para “assiná-las”, como prova de autenticidade. Apesar de seu pequeno tamanho, o carimbo desempenha um papel extremamente importante na vida de um chinês.

Os carimbos com nome são entalhados a mão. Através da técnica de escultura, os carimbos com nome combinam a beleza dos caracteres escritos chineses com desenhos de linha. Um carimbo produz praticamente a mesma imagem dos mesmos caracteres ou números, não importando quantas vezes ele é utilizado e pode assim, ser considerado o precursor de uma das quatro grandes invenções chinesas – a impressão (as outras três são: a bússola, a pólvora e a fabricação de papel). A sua importância não pode ser subestimada.

A colocação do carimbo de alguém em um documento o torna legal

Tradicionalmente, os materiais mais comuns para a fabricação de carimbos eram o cobre, para a população geral, e o jade, para o imperador e a nobreza. Tanto o cobre quanto o jade são materiais altamente duráveis que devem ser vagarosa e cuidadosamente esculpidos ou trabalhado por um artesão experiente em um processo bastante exigente. No final da dinastia Yuan (1279-1368 d.C.), entretanto o grande pintor Wang Mien começou a esculpir os seus próprios carimbos a partir da pirofilita, um mineral relativamente macio. Quando um calígrafo habilidoso esculpe um carimbo, não apenas a beleza da caligrafia aparece, como também o efeito especial conseguido pela faca ao esculpir é particularmente prazeroso em contraste com a ação de esmerilhar. Este método de esculpir logo tornou-se bastante popular entre os literatos da época, os quais mais tarde acrescentaram uma nova característica ao carimbo: um poema que pudesse ser recitado ou cantado era escrito em um dos lados do carimbo, baseado nos sentimentos e ambiente do artista ao esculpir o carimbo. Ou poderia simplesmente gravar seu nome, cidade natal e a data em que o carimbo foi esculpido. O embelezamento revela muito sobre a vida artística chinesa da época. Devido à vigorosa promoção pelos literatas durante séculos, a arte da escultura talhada juntou-se à tradicional caligrafia e pintura chinesas para formar uma parceria tríplice das finas artes na China.

A parte mais importante da escultura talhada é a gravação da superfície do carimbo. E a metade do trabalho de esculpir um carimbo está feito quando um estilo caligráfico for escolhido e o arranjo dos caracteres for decidido; isto é chamado de “composição” de um carimbo. Esculpir os caracteres com cortes habilidosos, confiantes, é chamado de “técnica da faca”. A união dessas duas técnicas resulta em uma forma totalmente nova de expressão escrita conhecida como “técnica caligráfica”. A escultura de carimbos, quer de um certo modo padrão ou superior, mostra a excelência nas três áreas de “composição”, “técnica da faca” e “técnica caligráfica”. Para aumentar mais o refinamento e beleza do esboço do carimbo, criar uma escultura elaborada na parte superior do carimbo, ou esculpir um esboço original singular e emplogante no carimbo baseado na granulação e coloração naturais de pedra utilizada, aumentando ainda mais o valor artístico do carimbo. A combinação da arte bi e tridimensional em um carimbo lhe confere profundidade e sofisticação artística.

CARIMBO DE PEDRA CHINÊS
Anos de estudos e práticas são necessárias para dominar a arte de esculpir carimbos

Após um carimbo ser talhado, deverá ser pressionado em uma pasta de tinta vermelha e colocado em um papel antes de ser objeto de uso prático; assim, a tinta vermelha é um instrumento indispensável na arte do carimbo. A pasta de tinta vermelha é feita de cinábrio, um componente mercurial. A característica mais importante da pasta de tinta vermelha é a coloração e o brilho. Uma boa pasta de tinta possui um vermelho brilhante e resplandescente que retém a sua beleza original durante décadas. A porcelana é o material ideal para se colocar um agitador para que o óleo não se separe no topo, deixando a pasta seca embaixo. As pessoas que levam a sério os seus instrumentos de escultura guardam o recipiente da pasta de tinta em uma caixa de madeira ou acetinada para proteger a pasta de batidas acidentais.

A arte de esculpir carimbos é altamente venerada na República da China em Taiwan. As esculturas talhadas constituem uma categoria independente em exposições de belas artes e aulas de escultura são ministradas em faculdades e departamentos de artes em universidades de todo o país. Existe a Associação de Escultores de Carimbo da República da China, de administração privada, que distribui publicações e realiza conferências, seminários e exposições visando promover com intensidade o interesse nesta singular arte chinesa. Há também sessões de estudos dirigidas por um instrutor ou reuniões de discussões realizadas entre pessoas envolvidas na arte da escultura; ou às vezes, estampas das criações de carimbo são publicadas em forma de livro e dadas como presente. A arte da escultura dá oportunidadde para uma gratificante e silenciosa atividade de lazer que vale a pena ser promovida entre a população em geral.

A arte dos carimbos é uma síntese da escultura e caligrafia

Em Taiwan, a arte da escultura de carimbos não é apenas uma forma de expressão artística; as lojas onipresentes de escultura de carimbos espalhadas pelo país confirmam a sua natureza prática. É muito comum encontrar nas lojas de escultura carimbos não esculpidos, feitos de madeira, pedras, ligas com sua preferência e necessidade pessoais. Até mesmo uma seleção mais ampla de estilos caligráficos está à asua disposição para a escolha da escrita de selo tradicional, ou chuan shu, à escrita clerical, ou li shu, à escrita normal, ou kai shu, até as várias escritas voltadas exclusivamente para uso nas esculturas de carimbos, tais como os estilos “pássaro” e “fênix” – e um número sem fim de outros estilos e variações. Os carimbos tradicionais chineses são bastante populares entre turistas estrangeiros. Um carimbo singular com um nome é altamente personalizado e uma lembrança sem igual para se guardar. Esta singularidade assegura a prosperidade contínua, independentemente de fronteiras geográficas ou do passar do tempo.


Endereço

  Rua Darcy Ribeiro, 228 Jd. Santa Maria - Osasco - SP
  (11) 9-8650-1079
  E-mail contato@maochuen.com.br
 (11) 98650-1079
Kung Fu Mao 2024 - Todos os direitos reservados